O que é TDA?
enoradrenalina que são substâncias químicas do
cérebro e transmitem informações entre as células nervosas, encontram-se
diminuídos, fazendo com que a atividade do córtex pré-frontal seja menornos
portadores de Transtorno de Déficit de Atenção (TDA).
Essa região do cérebro supervisiona as funções de observar, guiar, direcionar, inibir o comportamento, organiza, planeja, faz a manutenção da atenção e do autocontrole.
Essa região do cérebro supervisiona as funções de observar, guiar, direcionar, inibir o comportamento, organiza, planeja, faz a manutenção da atenção e do autocontrole.
Você sabia que o TDA é um problema mais
visto em crianças e se baseia nos sintomas de desatenção (pessoa muito
distraída)? Estudos apontam para a genética como uma das causas relacionadas ao
transtorno.E
em menor grau há fatores do meio ambiente que podem estar relacionados ao TDA,
veja:
1. A nicotina e bebidas
alcoólicas consumidas pela mãe na gestação.
2. Crianças expostas ao
chumbo entre 12 e 36 meses de idade.
3. Traumatismos
neonatais como hipoxia (privação de oxigênio), traumas obstétricos, rubéola
intra-uterino, encefalite, meningite pós-natal, subnutrição e traumatismo
craniano.
4. Agitação do dia a
dia.
Atenção! Estima-se que cerca de 3 a 6% das
crianças na idade escolar (mais ou menos de 6 a 12 anos de idade) apresentem TDA.Na
maioria das vezes é percebido quando a criança inicia atividades de aprendizado
na escola, pelos professores das séries iniciais, quando o ajustamento à escola
mostra-se comprometido.
Importante!
O TDA pode não ser superado na adolescência: cerca de 65% das crianças diagnosticadas como
portadoras TDA continua com os sintomas quando atinge a idade adulta.
|
Quais são os sintomas da pessoa desatenta?
Segundo o Manual Diagnóstico
e Estatístico de Desordens Mentais – DSM-IV,uma pessoa apresenta
desatenção, a ponto de ser considerado como transtorno, quando tem a maioria destes
sintomas ocorrendo em suas atividades:
1.
Frequentemente não dá a atenção devida a
detalhes ou comete erros típicos de descuido na escola, no trabalho ou em
outras atividades.
2.
Frequentemente tem problemas em manter a
atenção em tarefas ou atividades recreativas.
4.
Frequentemente não segue instruções e falha em
concluir tarefas escolares, pequenas tarefas ou obrigações no trabalho (não
devido a oposição ou não compreensão das instruções).
5.
Frequentemente tem problemas organizando
atividades.
6.
Frequentemente evita, não gosta ou não quer
fazer coisas que exigem tempo e esforço mental.
7.
Frequentemente perde coisas necessárias para as
tarefas e atividades (ferramentas, brinquedos, canetas, livros, etc).
8.
Frequentemente se distrai.
9.
Frequentemente esquece atividades do dia-a-dia.
10.
Frequentemente esquece senhas, informações
pessoais.
Crianças
diagnosticadas por profissionais com TDA precisam de organização, de estrutura,
de diretrizes e de repetições. Então, é importante estabelecerregras e deixa-las
expostas de uma forma apelativa para que seja visualizada com frequência pela
criança, o que transmite segurança e ajuda a ela saber o que se espera dela.
Mas atenção! As regras devem sempre ser mencionadas de
forma positiva. Deve-se retornar a
elas toda vez que seja desrespeitada, esquecida. As crianças necessitam ouvir
com frequência, por isso repita, fale, retome quantas vezes forem
necessárias, seja incansável.
|
Sugestões para o dia a dia
Em casa
·
Sempre que a criança atingir um objetivo elogiar, elaborar uma forma de compensação
como prêmios cada vez que atinge os objetivos. Os critérios de avaliação devem
ser aumentados gradualmente.
·
Dar retorno dos resultados das atividadesvalorizando o
positivo. Assim a criança sabe se está atingindo as metas esperadas, o que pode
ser um excelente incentivo e permite interiorizar o que ela tem de fazer.
·
Jamais mencionar o que não se
espera que a criança realize.
·
Geralmente quando a criança
apresenta déficit de atenção ela também pode apresentar baixa autoestima. Para trabalhar com esta situação é
imprescindívelos incentivos e apoios contínuos, não apenas quando ela conclui
tarefas, mas durante a realização das mesmas. Valorizar mais o esforço que o
resultado final.
·
Nunca fazer comentários depreciativos. Quando for necessário, criticar
o comportamento específico, mostrando, no que ela pode melhorar e, de uma forma
pedagógica (não gritar ou mostrar-se nervoso e irritado com ela), mostrar-lhe a
forma correta de agir. Faça perguntas como
Sabe o que você fez?ouDe que forma
diferente você poderia ter feito?ajudama promover a auto-observação.
·
Propor atividades rápidas e ir graduando a dificuldade e a duração, assim
ela desenvolve a aprendizagem da organização.
·
Divida em partes as grandes tarefas para que estas não gerem o sentimento
de frustação do eu não sou capazna
criança com déficit de atenção.
Em sala de aula:
·
Deixar a criança sempre próxima do professor para evitar a distração.
·
Colocá-la próxima de outras
crianças concentradas, pois ela necessita de modelos para se estimular.
·
Dispor as mesas em círculo, em
semicírculo, deixando a criança com a visão do todo, isso evita a dispersão.
·
Escrever palavras chaves no
quadro enquanto aborda um assunto.
Sempre que possível usar a metodologia visual.
·
Ser criativo e procurar inovar,
tal entusiasma as crianças, ajuda a motivar e a manter a atenção.
·
Alternar atividades mentais e
físicas.
·
Evitar chamar à atenção verbal, trocar essa atitude por um simples olhar,
que ajuda a criança a manter-se atenta, ou ainda um pequeno toque físico quando
esta se distraí (Ex.: leve toque no ombro).
·
Promover a prática de exercícios
físicos ajuda a liberar o excesso de energia e contribuí para o aumento da capacidade
de concentração.
·
A comunicação Família/Escola
deve ser construtiva e preventiva. Não relacionar-se com a família e vice-versa,
após a ocorrência de dificuldades.
Sugestão de links
complementares: