Como construir um casamento feliz!

O casamento é  uma obra prima a ser esculpida há quatro mãos, assim como fazer um vaso de barro.Quem não lembra daquela linda cena de Demy Moore e Patrick Swayze esculpindo um vaso, no filme Ghost.

Para que o barro chegue a ser uma obra prima, há todo um processo.  A começar pela escolha do barro, há que se escolher por um barro com plasticidade.


 Assim também na vida a dois, é preciso ter plasticidade, que é a capacidade fundamental de se moldar em harmonia a cada movimento e mudança na vida ou relacionamento  como a chegada dos filhos, uma doença, aposentadoria, morte de familiares, desemprego. É preciso escolher ser um " barro" com plasticidade.

Passando a fase da escolha, vem a fase do curtimento do barro. Fazendo um cotejo com o casamento, é aquela fase em que o resto do mundo parece não ter muita importância, os dois se curtem, é uma fase deliciosa no casamento.

Mas o curtimento é a  ante sala da fase  de amassar o barro ,  também conhecida como a fase do pisamento. Nesta fase o casal vai se debater com as diferenças, jogos de poder, briga de egos. Não é menos importante que as demais, ao contrário, pois  é a fase em que o barro vai se compactar, para que todo o ar (diferença) seja retirado do interior.

A importância está justamente em  eliminar  as bolhas de ar (diferenças)do interior, para que o "vaso"  não exploda ou tenha rachaduras na fase da queima(brigas).Nesta fase o casal vai perfilar a identidade conjugar, sem desrespeitar a individualidade.

Depois vem a fase da mistura, o barro bem compactado recebe outros elementos como água, palha fina, entre outros. Essa fase o casal já está com o relacionamento bem sedimentado e coloca os "ingredientes" que mais lhe aprazem. Nesta fase um se tinge com a cor do outro e dai nasce um belo tom, assim como o amarelo com o azul, se transforma no verde.

Em seguida a fase da moldagem, é a fase em que o casal  se entende pelo olhar, tem uma vida sexual prazerosa, resolvem as diferenças de forma saudável, sabe o que o outro pensa e sente sobre a maioria das coisas e as respeita. Nesta fase se recomenda a  leveza para que o "vaso" fique com o formato desejado, é preciso colocar a quantidade certa de água (amor), um vai recuar e o outro se aproximar sucessivamente até se moldarem.

Quando o vaso está lindamente pronto e  esculpido. Chega a fase da secagem,  é a fase em que é necessário  que o vaso seja protegido para que a umidade  se conserve de forma uniforme,  ou seja, o frescor do relacionamento perdure por bastante tempo para que quando seja levado ao fogo não seja rachado.

A fase do fogo, costumo associar a fase em que o casal passa por momentos difíceis, entre eles, e a mais difícil, a  infidelidade. Nesta fase se o vaso não rachar ou se quebrar você tem um casamento a prova de fogo. Inclusive sugiro que assistam o filme Prova de fogo, que trata da superação de conflitos no casamento. Inclusive foi transmitido em mais de  850 salas de cinema nos EUA e o livro do referido filme ficou em primeiro lugar nos EUA por 4 semanas.

Agora convido-o (a) a refletir sobre o seu casamento embalado na cena  de Demy Moore e Patrick Swayze esculpindo um vaso, no filme Ghost. http://www.youtube.com/watch?v=p7f3Cq4ii7A .

Tente identificar em que fase seu casamento está, e acima de tudo não esqueça que o  casamento é  uma obra prima a ser esculpida há quatro mãos. Se o casal está com dificuldades em algumas dessas fases, recomenda-se procurar terapia de casal.

Um abraço
Psicóloga Lilian Ramos

Leia também sobre terapia de casal

http://psianimusdomini.blogspot.com.br/2013/07/terapia-de-casal.html

 
A infidelidade é o caminho da infelicidade, marcado por várias fases. Muitas pessoas iniciam  essa caminhada, mas não sabem aonde vão chegar e quando se apercebem estão envoltos numa situação que causa desconforto para si e par a outro para se dizer o menos.


A primeira fase parece muito saborosa, para todos aqueles que já não tem mais uma vida satisfatória, o gosto do proibido aguça o paladar de quem tem uma vida insossa.


Muitos de encantam com esse momento, e se entregam cada vez mais ao prazer imediato, ao descompromisso consigo e com o outro.

A segunda, é envolta de mais realidade e o que era saboroso passa a ser temoroso pois muitas vezes a pessoa tem receio de ser descoberta e experimenta uma vida de sucessivas mentiras, ansiedade e culpa. Criando um círculo vicioso, marcado pelo temor de ser descoberto. 


 A terceira é o tempo da destruição, a pressão experimentada é tamanha que a pessoa compromete a sua capacidade de autogerenciamento.
  
O que culmina no descontrole de sua vida pessoal e profissional e, por conseguinte a destruição de umcasamento, e às vezes de uma carreira.

A quarta fase é amarga e o  que parecia saboroso,  passa a ter um sabor horrorosoA pessoa experimenta a infelicidade, cumulada com  sentimento de vazio e fica sem rumo.

Muitos ficam perdidos neste caminho, entregues a própria sorte, outros lutam com todas as suas forças para vencer os reflexos da INfidelidade e da INfelicidade.

Para estes, a tempo da reconstrução, mas sem dúvida serão tempos sombrios, momentos de intensa tristeza. É o tempo de fazer um novo caminho, ainda que pareça difícil.

É fundamental estar sempre conectado (a) com seu projeto de vida, pois quem NÃO sabe aonde quer chegar qualquer caminho serve.

Aonde você quer chegar ? Escolha o melhor caminho, pois a vida lhe oferecerá inúmeras possibilidades, mas você sempre terá a oportunidade de escolher !!   

Autora Psicóloga Lilian Ramos 

Matérias correlatas:
http://dominipsi.blogspot.com.br/2013/09/d-ando-continuidade-ao-post-construindo.html

http://dominipsi.blogspot.com.br/2014/01/todas-as-pessoas-tem-necessidade-de.html

Texto da Psicóloga Lilian Ramos
Terapia de Casal (41)3362-0062
 Sms (41)9987-2507   - email :lilian.crp08@gmail.com