Diagnóstico precoce de distúrbios de aprendizagem

Distúrbio de aprendizagem
O que é distúrbio de aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem é uma expressão que se refere a um grupo heterogêneo de distúrbios manifestados por dificuldades intensas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.


Você sabia que os problemas de aprendizagem afetam 1 em cada 10 crianças em idade escolar?
Além disso,podem ser detectados em crianças a partir dos 5 anos de idade. E éuma grande preocupação para muitos pais e professores, já que afetam o rendimento escolar e as relações interpessoais das crianças.
Atenção! Muitas vezes o que se chama de dificuldade de aprendizagem é basicamente dificuldade de ensino ou distúrbio de escolaridade, e este depende basicamente da motivação.
Cada indivíduo aprende conforme seu canal perceptivo preferencial. O que se observa normalmente é a criança desestimulada, acha-se menos inteligente que as demais e sofre por isso. Assim, a criança, os pais e a escola formam um triângulo de sofrimento: os pais, pressionando a criança e a escola, a criança fica pulando de escola em escola, e esta pressionando a criança e os pais, todos insatisfeitos e sem chegar a lugar algum para o benefício desta criança.
Fique atento aos movimentos das crianças, a dificuldade escolar é, nesses casos, expressa pela inadaptação, geralmente revelada por queixas do tipo: recusa em ir à escola, agressividade, passividade, desinteresse, instabilidade emocional, comportamento desordeiro, somatizações.

Como identificar os distúrbios de aprendizagem?


Os pais e os professores devem estar atentos e conscientes dos sinais mais frequentes que indicam a presença de um problema de aprendizagem, quando a criança:
·         Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e instruções.
·         Apresenta dificuldade para relembrar o que alguém acaba de dizer.
·         Não domina as destrezas básicas de leitura, soletração, escrita e/ou matemática, pelo que fracassa no trabalho escolar.
·         Apresenta dificuldade para distinguir entre a direita e a esquerda, para identificar palavras, etc. Sua tendência é escrever as letras, palavras ou números ao contrário.
·         Falta-lhe coordenação ao caminhar, fazer esportes ou completar atividades simples, tais como apontar um lápis ou amarrar o cordão do sapato.
·         Apresenta facilidade para perder ou extraviar seu material escolar, como os livros e outros artigos.
·         Tem dificuldade para entender o conceito de tempo, confundindo o ontem, com o hoje e/ou amanhã.
·         Manifesta irritação ou excitação com facilidade.
  
Como agir na escola quando perceber que a criança apresenta sinais de distúrbios de aprendizagem?
Toda a atenção com a criança neste momento é importantíssimo! Solicite um Check-up, incluindo exames de visão e audição, fique atento aos aspectos emocionais que ela está apresentando; observe se está tudo bem com ela em casa e na escola; analise como é a agenda diária da criança e por último se nada dessas hipóteses apresentarem diferenciais será necessário uma avaliação multidisciplinarem uma clinica especializada.

Indique primeiro a verificação das condições de saúde da criança. Exames de sangue e de tireoide identificam anemias e distúrbios hormonais que podem provocar desânimo e reduzir a atenção. Crianças que respiram pela boca também podem apresentar distúrbios de aprendizagem por falta de oxigenação no cérebro.

Solicite também exames oftalmológicos e auditivos que devem ser feitos anualmente, de preferência antes do período letivo. Em seis meses, a criança pode apresentar a dificuldade e não sabe identificar sozinha que aquilo não é normal. Há casos de inflamação nos ouvidos que não apresentam dor, a criança apenas sente como se estivesse com um tampão.

Oriente os pais de sempre se pergutarem quando perceberem algo de diferente na criança: a criança sempre foi assim ou é algo do momento? Às vezes, um fato específico, como a troca de uma babá, a perda de um parente ou separação dos pais também podem afetar na aprendizagem.

Mostre aos pais que existem escolas com diferentes métodos de aprendizagem. Quando a escolha não é adequada, a autoestima da criança cai e ela passa a não querer frequentar as aulas. Procure conhecer o perfil de aprendizagem ideal para da criança em questão. Se o método for inadequado, o recomendável é matriculá-lo em outra instituição - a escola tem de ser honesta nestes casos.

Se a criança cumpre uma série de atividades extracurriculares, como natação, inglês, balé, futebol, música, ela não tem tempo para brincar e pode apresentar transtorno de aprendizagem funcional. Nesses casos, o recomendável é que se opte por apenas uma atividade. O ideal é que a criança tenha um período para descansar, digerir e absorver o que aprendeu na escola.

Se os problemas citados estão eliminados e a criança permanece com dificuldades, agora é hora de solicitar a família que procure uma clínica especializada para que ela passe por exames feitos por uma equipe multidisciplinar e oriente família e escola de como lidar com esta criança.

Atuação de pais e professores frente aos distúrbios da aprendizagem
 Atitudes que devem ser evitadas:
·         Ressaltar as dificuldades da criança;
·         Corrigir a criança com frequência perante os outros;
·         Relegar ou ignorar a criança que não consegue superar sua dificuldade.
Atitudes a serem adotadas:
·         Evitar que a criança se sinta inferior;
·         Considerar o problema de maneira serena e objetiva;
·         Avaliar o desempenho da criança pela qualidade de seu trabalho;
·         Estimulá-la a enfrentar o problema, procurando superar-se.

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