Distúrbio
de aprendizagem
O que é distúrbio de aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem é uma expressão que se
refere a um grupo heterogêneo de distúrbios manifestados por dificuldades
intensas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da
leitura, da escrita e do raciocínio matemático.
Você sabia que os problemas de aprendizagem
afetam 1 em cada 10 crianças em idade escolar?
Além disso,podem ser detectados em crianças a
partir dos 5 anos de idade. E éuma grande preocupação para muitos pais e
professores, já que afetam o rendimento escolar e as relações interpessoais das
crianças.
Atenção! Muitas
vezes o que se chama de dificuldade de aprendizagem é basicamente dificuldade
de ensino ou distúrbio de escolaridade, e este depende basicamente da motivação.
Cada
indivíduo aprende conforme seu canal perceptivo preferencial. O que se observa
normalmente é a criança desestimulada, acha-se menos inteligente que as demais
e sofre por isso. Assim, a criança, os pais e a escola formam um triângulo de
sofrimento: os pais, pressionando a criança e a escola, a criança fica pulando
de escola em escola, e esta pressionando a criança e os pais, todos
insatisfeitos e sem chegar a lugar algum para o benefício desta criança.
Fique atento aos movimentos das crianças, a dificuldade escolar é, nesses casos,
expressa pela inadaptação, geralmente revelada por queixas do tipo: recusa em
ir à escola, agressividade, passividade, desinteresse, instabilidade emocional,
comportamento desordeiro, somatizações.
Como
identificar os distúrbios de aprendizagem?
Os pais e os professores devem estar atentos
e conscientes dos sinais mais frequentes que indicam a presença de um problema
de aprendizagem, quando a criança:
·
Apresenta dificuldade para entender e seguir
tarefas e instruções.
·
Apresenta dificuldade para relembrar o que
alguém acaba de dizer.
·
Não domina as destrezas básicas de leitura,
soletração, escrita e/ou matemática, pelo que fracassa no trabalho escolar.
·
Apresenta dificuldade para distinguir entre a
direita e a esquerda, para identificar palavras, etc. Sua tendência é escrever
as letras, palavras ou números ao contrário.
·
Falta-lhe coordenação ao caminhar, fazer
esportes ou completar atividades simples, tais como apontar um lápis ou amarrar
o cordão do sapato.
·
Apresenta facilidade para perder ou extraviar
seu material escolar, como os livros e outros artigos.
·
Tem dificuldade para entender o conceito de
tempo, confundindo o ontem, com o hoje e/ou amanhã.
·
Manifesta irritação ou excitação com
facilidade.
Como
agir na escola quando perceber que a criança apresenta sinais de distúrbios de
aprendizagem?
Toda a atenção com a criança neste momento é
importantíssimo! Solicite um Check-up, incluindo exames de visão e audição, fique atento aos aspectos
emocionais que ela está apresentando; observe se está tudo bem com ela em casa
e na escola; analise como é a agenda diária da criança e por último se nada
dessas hipóteses apresentarem diferenciais será necessário uma avaliação
multidisciplinarem uma clinica especializada.
Indique primeiro a
verificação das condições de saúde da criança. Exames de sangue e de tireoide
identificam anemias e distúrbios hormonais que podem provocar desânimo e
reduzir a atenção. Crianças que respiram pela boca também podem apresentar
distúrbios de aprendizagem por falta de oxigenação no cérebro.
Solicite também exames oftalmológicos e auditivos que devem ser feitos anualmente, de preferência antes do período letivo. Em seis meses, a criança pode apresentar a dificuldade e não sabe identificar sozinha que aquilo não é normal. Há casos de inflamação nos ouvidos que não apresentam dor, a criança apenas sente como se estivesse com um tampão.
Oriente os pais de sempre se pergutarem quando perceberem algo de diferente na criança: a criança sempre foi assim ou é algo do momento? Às vezes, um fato específico, como a troca de uma babá, a perda de um parente ou separação dos pais também podem afetar na aprendizagem.
Solicite também exames oftalmológicos e auditivos que devem ser feitos anualmente, de preferência antes do período letivo. Em seis meses, a criança pode apresentar a dificuldade e não sabe identificar sozinha que aquilo não é normal. Há casos de inflamação nos ouvidos que não apresentam dor, a criança apenas sente como se estivesse com um tampão.
Oriente os pais de sempre se pergutarem quando perceberem algo de diferente na criança: a criança sempre foi assim ou é algo do momento? Às vezes, um fato específico, como a troca de uma babá, a perda de um parente ou separação dos pais também podem afetar na aprendizagem.
Mostre aos pais
que existem escolas com diferentes métodos de aprendizagem. Quando a escolha
não é adequada, a autoestima da criança cai e ela passa a não querer frequentar
as aulas. Procure conhecer o perfil de aprendizagem ideal para da criança em
questão. Se o método for inadequado, o recomendável é matriculá-lo em outra
instituição - a escola tem de ser honesta nestes casos.
Se a criança cumpre uma série de atividades extracurriculares, como natação, inglês, balé, futebol, música, ela não tem tempo para brincar e pode apresentar transtorno de aprendizagem funcional. Nesses casos, o recomendável é que se opte por apenas uma atividade. O ideal é que a criança tenha um período para descansar, digerir e absorver o que aprendeu na escola.
Se os problemas citados estão eliminados e a criança permanece com dificuldades, agora é hora de solicitar a família que procure uma clínica especializada para que ela passe por exames feitos por uma equipe multidisciplinar e oriente família e escola de como lidar com esta criança.
Se a criança cumpre uma série de atividades extracurriculares, como natação, inglês, balé, futebol, música, ela não tem tempo para brincar e pode apresentar transtorno de aprendizagem funcional. Nesses casos, o recomendável é que se opte por apenas uma atividade. O ideal é que a criança tenha um período para descansar, digerir e absorver o que aprendeu na escola.
Se os problemas citados estão eliminados e a criança permanece com dificuldades, agora é hora de solicitar a família que procure uma clínica especializada para que ela passe por exames feitos por uma equipe multidisciplinar e oriente família e escola de como lidar com esta criança.
Atuação
de pais e professores frente aos distúrbios da aprendizagem
Atitudes que devem ser evitadas:
·
Ressaltar as dificuldades da criança;
·
Corrigir a criança com frequência perante os
outros;
·
Relegar ou ignorar a criança que não consegue
superar sua dificuldade.
Atitudes a serem adotadas:
·
Evitar que a criança se sinta inferior;
·
Considerar o problema de maneira serena e
objetiva;
·
Avaliar o desempenho da criança pela
qualidade de seu trabalho;
·
Estimulá-la a enfrentar o problema,
procurando superar-se.
Vídeos
complementares